Crime

Vendedor acusa segurança de racismo em mercado de Niterói

Ator que testemunhou caso ajudou vítima até a delegacia

Haroldo vende bolo e café pela manhã e é bastante conhecido na região
Haroldo vende bolo e café pela manhã e é bastante conhecido na região |  Foto: Rede social
  

Um vendedor acusa o segurança de um supermercado, localizado em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, pelo crime de racismo. 

Haroldo, como é conhecido, relata que pagou pelas compras e estava deixando o estabelecimento, na noite desta segunda-feira (26), quando foi abordado pelo funcionário, que teria o acusado de furto. 

O caso aconteceu no Supermarket e a ocorrência foi registrada na 81ª DP (Itaipu). Segundo o delegado Carlos César, imagens do local já foram requisitadas e os envolvidos serão intimados a depor. 

Imagens do local já foram requisitadas e os envolvidos serão intimados a depor
  

O ator Filipe Maia testemunhou toda a situação. Foi ele, inclusive, quem ajudou a vítima na ida à delegacia, conforme explicou em rede social.

"[Ele] foi abordado por um segurança pelas costas, sendo acusado de ter pego algo no mercado. No mesmo momento o senhor Haroldo começou a esvaziar suas bolsas e provar que tudo estava pago", disse. 

Leia+: Brasil, um país que faz novas vítimas de racismo todos os dias

Leia+: Estudante acusa mulher de racismo em mercado de Niterói

Leia+: Funcionária de restaurante acusa cliente de racismo: 'Macaquinha'

Haroldo vende bolo e café, todos os dias, em um ponto de ônibus da região
Haroldo vende bolo e café, todos os dias, em um ponto de ônibus da região |  Foto: Leandro José/Colaboração
 

Haroldo vende bolo e café, todos os dias, no ponto de ônibus que fica no entorno da rotatória de Camboinhas. 

Diversos clientes lamentaram a situação após tomarem ciência do caso, por meio de uma postagem feita por Felipe Maia no Facebook.

"Isso é um absurdo. O Haroldo é um cara super honesto. Se vocês quiserem passar lá na entrada de Camboinhas, vocês vão ver ele todos os dias, às 5h30 da manhã, vendendo o seu café. Tem que ter justiça. Isso não pode deixa passa batido", contou um cliente.

Uma mulher disse que já trabalhou com a vítima e afirmou estar triste com toda a situação.

"Conheço esse senhor há alguns anos, trabalhava no condomínio onde eu morava. Sempre muito educado e simpático. Fico muito triste em vê esse tipo de coisa acontecer em pleno século XXI", contou.

Vendedor foi flagrado chorando após ser acusado pelo crime de furto
Vendedor foi flagrado chorando após ser acusado pelo crime de furto |  Foto: Reprodução/Vídeo
  

Segundo Filipe Maia, que testemunhou o caso, o segurança do mercado teria feito a abordagem de forma preconceituosa. E que, após isso, Haroldo sentiu vergonha e chorou.

"O segurança viu que fez uma abordagem preconceituosa, saiu de perto do senhor, que a todo tempo se mostrava envergonhado diante do mercado lotado [...] Ele ficou tão encurralado pelos olhares maldosos, que começou a chorar pela vergonha que passou", relembrou.

Ainda de acordo com Felipe, na ocasião, ele se dirigiu até um outro funcionário, quando perguntou o que estava acontecendo.

"Fui informado que o segurança do mercado havia feito uma abordagem errada. O rapaz que furtou era branco. Mas o segurança abordou o negro. Fui até o senhor Haroldo que se encontrava aos prantos fora do mercado na chuva, sozinho, ofereci ajuda e o levei para 81ª DP", finalizou.

Procurada pela reportagem, a rede Supermarket respondeu que está apurando os fatos.

< Fluminense homenageia técnico campeão brasileiro pelo clube Mercado Municipal de Niterói atrai empresários de Maricá <